Pages

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

La Frânce....
Acredito que devo ter vivido lá em outra vida. É uma paixão intensa pelos lugares, lingua e pessoas.
Lá se respira história, e amo isso.
O século XIX foi particularmente proveitoso para tal país,ora acabou-se a monarquia e com ela rolaram-se as perucas....a moda era algo pulsante!!!!
SUL da França....eu sei...todos querem Paris...mas eu...quero um lugar chamado de Languedoc, bem ao sul nos Pirineus, local em que se falava occitâno em época cavalherescas...mistura do provençal com o catalão...
Desenho da Torre Eiffel...Paris
No Languedoc ocorreram várias batalhas para a hegemonia da França, afinal ela era dividida entre o Norte, extremamente católico e dos grandes barões, e o sul, local de "heréticos",e com mais afinidade com a coroa de Aragão, pois o rei Pedro era o grande susserano das terras dos pirineus.
Os catáros são considerados a maior heresia dos séculos XII e XIII, o que eu estudo diga-se de passagem...,eles foram exterminados pelo poder da Igreja e dos frades Negros, ou dominicanos como quiserem chamar.Mas a história e a filosofia ainda permanecem para aqueles que estudam e moram no Languedoc.




La Citè Medieval-Carcassonne(um dos locais atacado pelos barões do norte, o senhor Trencavel não sobrevive ao cerco, deixando a cidade a mercê dos invasores), é dentro da citè que se encontra uma famosa escola bilingue que ensina o francês e o occitâno...quem sabe um dia........

Por hoje é só...

Au Revoir!!! 

 

2 comentários:

Ana Monti disse...

Mas a frança é apaixonante (nunca fui lá, mas reza a lenda que é....) Tudo, a lingua, os lugares e a historia contribuem para que a gente se sinta assim!!!

Vc acredita em vidas passadas?! Vai ver é isso tbm!!!
Vc era uma pessoa chique que vivia na França ;D


Bjos

Jonny Boy disse...

Amanhã história... hehehe... vc nem conhece a "história" do ET Bilu!!! Hehehe... brincadeirinha. Eu sei que AGORA vc conhece a "história" do ET Bilu. Bjos. Yo!